Saiba como ajudar felinos a se refrescarem no verão

O verão chegou com tudoAssim como os cães, nossos amigos gatos também precisam de uma atenção especial para que não sofram com o calor. Pensando nisso preparamos algumas dicas que ajudarão a proporcionar um maior bem estar aos felinos na estação mais quente do anoConfira:

AmbienteAssim como o frio, os gatos também gostam de calor, porém, a pele do felino é sensível e a exposição ao sol em excesso pode ser prejudicial.
Prepare um ambiente fresco com sombra e ventilação, seja com o uso do ventilador ou mesmo ar condicionado. Além disso, hoje já é possível encontrar no mercado produtos de hidratação e proteção solar.

ÁguaIncentive seu felino a beber água. Uma ideia bacana é colocar várias tigelas de águas espalhadas em casa, nos ambientes que ele mais frequenta. Troque a água regulamente e lave bem o recipiente, pois além de contribuir para a saúde do gato, você impede a proliferação de mosquitos, como o aedes aegypti. Uma dica de bebedouro é em formato de fonte, pois gatos são atraídos a beber águas correntes e além disso, fontes elétricas garantem um maior frescor da água.

Banho úmido

Uma das sugestões mais simples e práticas de médicos veterinários, é umedecer uma toalha e passa-la nas regiões indicadas para baixarem a temperatura do corpo: pernas, axilas, queixo e barriga. Outra ideia bacana que alguns felinos aprovam, é umedecer uma manta em água fria e estende-la na sombra para que o bichano sente ou deite em cima.

AlimentaçãoNo calor é natural que o pet diminua a alimentação. Mas o que você pode fazer para que ele não perca tanto o ritmo, é fornecer ração úmida (sachês), que além de serem mais frescas sempre agradam a maioria dos paladares.

EscovaçãoSim, escovar o pelo do gato pode ajuda-lo a dispersar o calor. É recomendado que isso seja feito no período da manhã. Além de amenizar o embaraço dos pelos, o humor deve melhorar com a massagem que ele vai receber.


Seguindo algumas dessas dicas certamente você irá garantir um verão mais saudável para seu felino. Se notar que algo está diferente, não hesite em procurar um médico veterinário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado