Agrosolo marca presença no 2º Encontro da Pecuária do GPB. Evento reuniu Produtores Rurais de todo Brasil

A segunda edição do evento que aconteceu dia 09 de Março (2024) na Fazenda do Engenho em Pirajuí (58 quilômetros de Bauru) contou a adesão de 400 Pecuaristas e produtores ligados ao ramo. Conjuntura e caminhos para a Pecuária Brasileira foram o temas discutidos no encontro que começou às 8h e se estendeu até o período da tarde. Pela manhã os primeiros a subirem aos palcos foram Roberto Barcellos, Marco Tulio Duarte Soares, Pompilho Roseli e Valéria Guimarães.

O debate foi mediado pelo jornalista Augusto Nunes, o deputado estadual Lucas Bove (PL), os deputados federais Pedro Lupion (PP), Ricardo Salles (PL), o pesquisador da Embrapa Evaristo Miranda e o secretário executivo de Agricultura do governo estadual, Edson Alves Fernandes.

Evento reuniu Produtores Rurais de todo Brasil

O Engenheiro agrônomo, Roberto Barcellos ressaltou a importância da sustentabilidade para a agropecuária, destacando que o Brasil é talvez o único País que reúne condições necessárias para otimizar a produção. Isto é: produzir mais no mesmo espaço com recursos suficientes para integrar a lavoura e a pecuária.

O tema “sustentabilidade” também foi abordado pelo empresário do ramo pecuário Pompilho Roseli, destacando os resultados positivos daqueles que optam em “ser sustentável”. Segundo Pompilho, o bem-estar do animal é questão crucial para a categoria, dando como exemplo o plantio de eucaliptos: “Plantamos mais de 9 mil eucaliptos na nossa área para garantir conforto térmico ao gado. Isso traz melhoria na produção e no sabor”, conta.

Marco Túlio Soares (especialialista em melhoramento genético) no ramo há 30, proprietário de fazenda no Sul do estado de Mato Grosso também trouxe ao conhecimento os resultados positivos de suas recentes experiências. “Conseguimos melhorar o nelore. Deixar a carne melhor. Tudo isso com o mesmo desempenho. Hoje produzimos com uma eficiência 8,5 vezes maior do que a média nacional”, comemorou.

Outro aspecto importante, ressaltou Túlio, é a valorização dos colaboradores. “Dos 30 funcionários que temos, 17 se formaram em alguma universidade. Isso é qualificação, emprego qualificado. Gera renda, riqueza”, disse.

Os participantes também puderam desfrutar de almoço com degustação de carnes especiais em estações com cortes fornecidos por criadores ligados às associações Angus, Brangus, Bonsmara e Nelore

A segunda etapa do debate reuniu importantes nomes da categoria para discutir a conjuntura político-econômica da agropecuária e as perspectivas a curto e longo prazo.

Evaristo Miranda, pesquisador da Embrapa lembrou das diferenças conferidas à categoria no Brasil na comparação com outros países. Lupion, que é líder da bancada ruralista na Câmara dos Deputados, criticou a política do governo federal para o agronegócio e lamentou o resultado negativo registrado no início do ano com a quebra de safra em virtude da seca. Salles, por sua vez, também contestou a política federal sobre o meio ambiente e ressaltou seu papel enquanto ministro da gestão Jair Bolsonaro (2018-2022).

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Agrosolo Bauru (@agrosolo)

O presidente da Associação Grupo Pecuária Brasil (GPB), Oswaldo Furlan Júnior, destacou a importância do evento dirigido a todos do segmento.  “É um evento de alto nível e voltado para quem busca informação de qualidade, troca de experiências e atualizações do setor. Mais do que isso, é um projeto de Brasil”, completa Furlan.

Associação Grupo Pecuária Brasil (GPB)

A Agrosolo, uma empresa que tem o seu DNA no Agro sabe da importância do setor para economia do país e apoia este tipo de iniciativa. A empresa é parceira de longa data da Associação Grupo Pecuária Brasil (GPB) e está presente em praticamente todos os eventos Agropecuários de Bauru e Região.

Agrosolo, sempre ao lado do Produtor Rural

Confira abaixo todas as fotos do evento

Agrosolo, aqui é o lugar! 💚


Fotos: Natasha Salustiano

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado