Vermifugação: Porque ela é importante!

A opção de ter um pet em casa implica além das responsabilidades de tutor, uma série de cuidados com a sua saúde. A vermifugação é uma delas! Quando realizada de forma correta, além de protegê-los na prevenção de infecções parasitárias evitam a transmissão para o resto da família. É verdade! Alguns parasitas intestinais de cães e gatos carregam um risco zoonótico, ou seja, quando uma doença pode ser transmitida dos animais para o ser humano.

Entre os principais sintomas que seu bichinho (caso esteja infectado) pode apresentar são:

– Aumento de volume na barriga;
– Olhar triste;
– Arrastar o bumbum no chão;
– Perda de peso;
– Fezes moles, com sangue;
– Mudança na pelagem (fosca e desajeitada);
– Gengiva pálida

Contudo, para um bom diagnóstico e tratamento adequado é importante verificar se há sinais de vermes nas fezes do animal. Eles podem provocar a diarreia e geralmente apresentam formatos redondos, achatados, ou até parecidos com sementes ou grãos de arroz. 

Assim como as crianças, os filhotes, são as maiores vítimas desses parasitas, por isso todo o cuidado com a higiene e alimentação adequada em casa é fundamental para a saúde e bem-estar deles. Cães ou gatos durante toda a sua vida devem ser vermifugados de 1 a 2 vezes por ano.

No mercado diversas formas de controle, desde pipetas, comprimidos, líquidos, e até injeções, mas lembre-se: toda medicação deve ser sempre prescrita por um médico veterinário. Somente este profissional pode indicar o melhor tratamento para o seu bichinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado