Agrosolo realiza doação de ração e medicamentos para Ongs de Bauru

No mês de Abril a Agrosolo em parceria com seus fornecedores realizaram a doação de quase 1 tonelada de ração além de medicamentos para cães e gatos. Entre as ONGs beneficiadas estão a Arca da FéPranaPet e UIPA, todas de Bauru.

UIPA
Prana Pet

Você sabia que nesses abrigos existem centenas de animais que estão aguardando uma família? Ao tomar a decisão de adotar um animalzinho de estimação, você vai oferecer a ele um lar e uma nova oportunidade de viver bem e feliz!


Conheça um pouco do trabalho dessas ONG´s em Bauru:
Facebook/ongarcadafe
Facebook/uipa.bemestaranimal
Facebook/pranapetbauru

O abandono de animais nas ruas se tornou um grave problema para as cidades
Basta sair de casa e andar por pouco tempo que, inevitavelmente, você irá se deparar com um cão ou gato que vive abandonado nas ruas. Eles são abandonados em parques, praças, estradas, porta de petshops e em frente a comércios.

Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o numero chega a 1/4 da população humana, o que acaba acarretando também um problema de saúde pública.

Boa parte dos animais que são recolhidos das ruas e até mesmo aqueles que são resgatados por maus trados acabam tendo como destino as ONGs e associações protetoras independentes, que realizam um trabalho admirável, porém, nada fácil. Muitos precisam de cuidados especiais como castração, vacinas, alimentação, vermífugo entre outros. Para manter o atendimento muitas delas recorrem a doações voluntárias. Na maioria dos casos isso não é o bastante para enfrentar as dificuldades do dia a dia, além disso, com os reflexos da crise o número de pessoas que ajudam com as despesas acabam diminuindo.

Quais atitudes poderiam contribuir para diminuir o problema:
Na tentativa de amenizar a situação do abandono de animais seria necessário que algumas atitudes e medidas sejam repensadas.

As pessoas acham que as ONG´s tem a responsabilidade de recolher esses animais, sendo que deveria ser apenas um apoio temporário e não um refúgio permanente.

O abandono precisa acabar:
 Antes de decidir ter um animal de estimação às pessoas precisam avaliar: a rotina da casa (família), o espaço físico, as características do animal, o tempo de dedicação a ele (atenção e passeios) e o principal, os gastos com alimentação, medicamentos e vacinas. E não é só os vira-latas (SRD)! Ao contrário das estatísticas e do que muita gente pensa, animais de raça também são vítimas do abandono, que normalmente acontece quando envelhecem, ficam doentes ou em situações de mudança dos donos para um lugar menor.


A adoção responsável deve ser promovida!
Ao tomar a decisão de levar um animal para casa, deve-se ter consciência de que eles têm necessidades, geram gastos, vivem por muitos anos e, algumas vezes, tem comportamentos imprevisíveis. Antes de comprar um animal, entre em contato com uma ONGs confiável e veja se existe algum animal que se enquadra no seu perfil. A adoção responsável é um gesto nobre!


A castração deve ser incentivada!
O tema é mais complexo e exige sensibilidade das pessoas. O aumento do número de cães e gatos abandonados é uma realidade e a castração ajuda no controle populacional desses animais e de doenças que podem ser transmitidas ao homem como por exemplo a leishmaniose.

Pesquisa QualiBest – Agosto/2017
Uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, que ouviu 7.084 pessoas revelou que no Brasil, 41% dos cães com lar fixo não têm raça definida, o popular vira lata. Entre os entrevistados responsáveis por pets soma-se 65% e, desses, 79% têm cães, 39% gatos, 19% aves e 10% peixes. Depois do cão vira-lata, estão as raças Poodle (11%), Pinscher (7%), Labrador (5%), Pit Bull (3%) e Lhasa Apso (3%). O cão sem raça definida é o mais presente nas casas das classes C e D e 33% deles foram encontrados abandonados nas ruas, segundo a pesquisa.

  1. Responder

    Por favor ajude-nos a ajudar e divulgue os nossos animais de estimação que estão para adoção em portugal e brasil.

    https://www.adota-me.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado