Agrosolo promove Semana de Conscientização e Prevenção da Leishmaniose

A Agrosolo promove de 23 a 28 de Outubro/2023 a sua primeira Semana de Conscientização e Prevenção da Leishmaniose. A proposta é expor o tema e alertar sobre a importância dos cuidados preventivos. Entre as ações estão uma entrevista exclusiva com a médica veterinária Valéria Medina Camprigher do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Bauru. O conteúdo vai ao ar pelo Youtube na segunda-feira (23) às 17h no canal “Conexão Agrosolo”. A iniciativa se estende durante a semana com ações de conscientização e destacando a sua gravidade, sintomas e as principais medidas preventivas.

Valéria Medina Camprigher é médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Bauru.

Ciclo de transmissão da Leishmaniose em Cães e Humanos

A leishmaniose é uma doença infecciosa grave, que atinge animais e humanos transmitida pela picada do mosquito-palha infectado pelo protozoário parasita Leishmânia, que invade o sistema imunológico, podendo ser fatal aos humanos e animais, se não tratada.

A leishmaniose é uma doença infecciosa grave, que atinge animais e humanos transmitida pela picada do mosquito-palha

A fêmea do inseto, que costuma picar após o entardecer, deposita seus ovos em locais úmidos e sombreados com acúmulo de matéria orgânica em decomposição, criando o ambiente propício para as larvas se desenvolverem. Diferente do que muitos pensam, o local não precisa conter sujeira, mas simplesmente ser similar ao ambiente silvestre. Por isso é importante manter uma rotina básica de limpeza nos quintais.

O cão infectado é considerado um importante reservatório do parasita, podendo adoecer logo ou demorar meses para apresentar sintomas. A doença não é transmitida através das lambidas, mordidas e afagos, mas pela picada do mosquito infectado.

Fonte: Secretaria de Saúde de Bauru

Semana se encerra no dia 27 com uma palestra de cientista brasileiro

A palestra conta com o patrocínio da Agrosolo e vai abordar os Novos Desafios para Diagnóstico, Prevenção e Controle de Doenças Transmitidas por Vetores.

Para encerrar a semana,  a AgrosoloLabyesFórmula NaturalVetoquinolPro Analysi Laboratório Veterinário, Pazin Vet Distribuidora, Distribuidora Natureza, Ouro FinoVetnil promovem uma palestra exclusiva para médicos veterinários com o Médico Veterinário Filipe Dantas-Torres, uma das maiores referências no Brasil e no Mundo em estudos e pesquisa sobre parasitologia veterinária, no dia 27 de Outubro às 19h00 no Auditório da OAB Bauru. A palestra que também conta com o apoio da OAB Bauru (Comissão de Proteção e Defesa Animal) vai abordar os Novos Desafios para Diagnóstico, Prevenção e Controle de Doenças Transmitidas por Vetores. 

Para participar do evento, o profissional ou estudante de graduação na área de medicina veterinária deve fazer o cadastro através do LINK DE INSCRIÇÃO e fazer no dia do evento uma doação voluntária de 01 litro de leite. Os interessados devem reservar a vaga até: 20/OUTUBRO. A participação é gratuita, porém, é importante confirmar a sua presença.

Clique aqui para saber mais sobre a palestra

Farmácia Pet Agrosolo

Na Farmácia Pet da Agrosolo você encontra o maior e mais completo catálogo de antiparasitários, antibióticos, vermicidas e medicamentos da região, indicados para tratamento, prevenção e cuidados diários do seu Pet. CLIQUE AQUI para conhecer todas as opções disponíveis.

Agrosolo

Rua General Marcondes Salgado, 9-13, Chácara das Flores, Bauru-SP

Agrosolo aqui é o lugar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado