Dia 27 de Outubro Bauru recebe o cientista brasileiro Filipe Dantas-Torres em evento exclusivo com Médicos Veterinários

Agrosolo, Labyes, Fórmula Natural, Vetoquinol, Pro Analysi Laboratório Veterinário, Pazin Vet Distribuidora, Distribuidora Natureza, Ouro Fino, Vetnil trazem novamente para Bauru o Médico Veterinário Filipe Dantas-Torres, uma das maiores referências no Brasil e no Mundo em estudos e pesquisa sobre parasitologia veterinária, para uma palestra exclusiva para médicos veterinários de Bauru e Região no dia 27 de Outubro às 19h00 no Auditório da OAB Bauru.

A palestra que também conta com o apoio da OAB Bauru (Comissão de Proteção e Defesa Animal) vai abordar os Novos Desafios para Diagnóstico, Prevenção e Controle de Doenças Transmitidas por Vetores. Para participar do evento, o profissional ou estudante de graduação na área de medicina veterinária deve fazer o cadastro através do LINK DE INSCRIÇÃO e fazer no dia do evento uma doação voluntária de 01 litro de leite. Os interessados devem reservar a vaga até: 20/OUTUBRO. A participação é gratuita, porém, é importante confirmar a sua presença.

Quem é Filipe Dantas-Torres

Filipe Dantas-Torres é médico veterinário (Universidade Federal Rural de Pernambuco), mestre em ciências (Fiocruz Pernambuco), doutor em ciências (Fiocruz Pernambuco) e doutor em saúde animal e zoonoses (Universidade de Bari, Itália). Ele é especialista em parasitologia veterinária do Colégio Europeu de Parasitologia Veterinária, que faz parte do European Board of Veterinary Specialisation. Filipe é pesquisador em saúde pública do Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz. Ele é Editor Chefe da revista Parasites and Vectors, Presidente do Conselho Tropical para Parasitos de Animais de Companhia (https://www.troccap.com/) e um dos diretores da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária (https://www.waavp.org/).

Em Agosto de 2019, Filipe Dantas já esteve em Bauru em uma palestra onde falou sobre Leishmaniose Canina.

Sobre a Palestra

As chamadas “hemoparasitoses” continuam a causar um grande impacto na saúde dos cães, principalmente nas regiões de clima tropical e subtropical. Essas doenças são causadas por vários agentes patogênicos, tais como Babesia vogeli, Dirofilaria immitis, Hepatozoon canis e Leishmania infantum. O risco de adquirir essas doenças pode ser reduzido por meio do controle dos artrópodes vetores, utilizando repelentes ou parasiticidas de ação rápida. Entretanto, muitos cães que vivem ou visitam áreas endêmicas acabam por adquirir a infecção por um ou mais desses patógenos pela falta de compliance do tutor, ou pelo fato de os produtos preventivos não serem 100% eficazes. Uma vez infectado, o cão pode ou não apresentar sinais clínicos e/ou alterações laboratoriais que podem levar o clínico a suspeitar de um caso de hemoparasitose. Embora esses achados sejam sugestivos, outros estes laboratoriais são necessários para confirmar o diagnóstico. Hoje em dia, uma ampla gama de testes se encontra disponível na rede privada de laboratórios veterinários e cabe ao clínico escolher o melhor teste para cada caso. Nessa palestra discutiremos alguns pontos críticos em relação a escolha do melhor teste diagnóstico e a interpretação dos resultados desses testes. Serão ainda discutidos alguns aspectos relacionados ao tratamento e prevenção das hemoparasitoses.

Serviço

Palestra:
Novos Desafios para Diagnóstico, Prevenção e Controle de Doenças Transmitidas por Vetores

Local:
Auditório OAB BauruAv. Nações Unidas, 30-30, Bauru-SP

Data:
27 de Outubro

Horário:
19h00

Doação voluntária:
01 litro de leite. Doaremos ao Wise Madness Bauru

Participação gratuita, RESTRITA APENAS PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA.

Parceria

 
 

 

Apoio

 

Divulgação

 

CLIQUE AQUI

 

Auditório da OAB Bauru

Av Nações Unidas, 30-30, Vila Universitária

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado