Otite: Conheça os sintomas e saiba como tratar da maneira correta

Se você está lendo este artigo, muito provavelmente já ouviu falar da Otite. Trata-se de uma infecção que causa inflamação nos ouvidos de cães e gatos com maior frequência no inverno. É uma doença onde suas causas podem estar relacionadas (além do frio e da umidade), a presença de bactérias, fungos e parasitas, ou ainda por sarna ou cera em excesso, o que exige de seus donos atenção e cuidado redobrado com a higienização das orelhas.

O Conduto Auditivo desses animais é dividido em 3 (três) partes: externo, médio e interno e a otite canina e felina surge na maioria das vezes nas partes externa e média.

Como identificar se seu pet está com Otite

Os sintomas da otite podem variar em alguns casos, porém os sinais mais comuns são:

Balanço constante da cabeça: Sabe quando seu pet acaba de tomar banho e dá aquela chacoalhada da cabeça, de um lado para o outro, várias vezes? Se independente da hora do banho, ele tem feito isso constantemente, atenção aos ouvidos dele.

Coceira: Outro ato constante que pets com otite apresentam, é a famosa coceira atrás da orelha. Em alguns casos eles até se machucam de tanto que se coçam, tudo para manifestar o incomodo com o ouvido. Portanto, atenção com este sinal também.

Aparência dos ouvidos: Também é possível reconhecer a Otite através da aparência do ouvido de seu pet. Vermelhidão, pele grossa e escurecida comprovam a existência de alguma irritação. Fique atento!

Mau cheiro: Este é um sintoma fora do comum para os pets. Se sentir algum cheiro desagradável vindo da região do ouvido do seu pet, há algo errado.

Secreção: Em casos mais preocupantes, às vezes os ouvidos dos bichinhos apresentam secreção. A limpeza pode funcionar temporariamente, mas é mais do que necessário procurar um médico veterinário.

Não é uma regra, porém os pets mais afetados pela Otite são os cães de orelha fechada, como Basset, Cocker, Golden Retriever, Poodle, etc. O fato de suas orelhas ficarem caídas, impedem o respiro da região, principalmente após o banho, por isso verificar a secagem dos ouvidos é extremamente importante.

Como funciona o diagnóstico e o tratamento da Otite

O diagnóstico feito pelo profissional é com base em exames citológicos ou mesmo otoscopia, radiografia, tomografia e/ou ressonância magnética. O próprio médico definirá os meios com base nos sintomas que o pet apresentar.

Dependendo do resultado, o tratamento da otite pode ser realizado com medicamentos específicos ou, em casos mais graves, com cirurgia. Por isso, é muito importante encontrar um médico veterinário de confiança, caso você ainda não tenha.

Em relação aos medicamentos específicos, os mais receitados são: Gel Otológico Auritop da Ouro FinoEmulsão Otológica Zelotril Oto e a Suspensão Oleosa Aurivet, que você encontra na Loja Virtual da Agrosolo.

Como prevenir a Otite

A limpeza profunda dos ouvidos e a secagem após os banhos é importante para prevenção da doença. Basicamente os materiais recomendados para realizar a higienização são: algodão ou gaze, cotonete e produto para limpeza. Sem muito segredo, se seu pet for agitado, tente acalmá-lo com carinho ou peça para alguém segurá-lo durante o processo.

Com o produto em mãos, aplique diretamente no ouvido do pet. Massageie a região, segurando bem a cabeça do animal. Com o algodão ou gaze, limpe profundamente, até o limite que seu dedo chegar.

Após espalhar o produto superficialmente, permita que o animal chacoalhe a cabeça e depois finalize a limpeza externa com o cotonete, nas regiões que podem acumular resíduos de sujeira.

Para este tipo de limpeza, sugerimos uma das 3 opções a seguir: Dermogen Oto (100ml)Aurivet Clean (120ml) e Ouro Fino Limp e Hidrat (100ml), que também estão disponíveis na nossa Loja Virtual.

No caso de animais muito peludos, a dificuldade da limpeza aumenta, mas a tosa higiênica pode ajudar bastante na prevenção.

Enfim, a Otite não é algo fora do comum e é justamente por isso que toda atenção é fundamental para livrar seu bichinho desse triste desconforto.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto visite nossa Farmácia Pet ou entre em contato pelo telefone (14) 3102-1000 e fale com um de nossos profissionais da área.

Agrosolo | Agropecuária e Pet Shop
Rua Marcondes Salgado, nº 9-13 (Ao lado do Boulevard Shopping) – Bauru-SP. 
Compre pela internet: www.agrosolo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado