O I Encontro de Vira-latas da Agrosolo vem aí! Para que seja um evento agradável e divertido é importante se atentar a segurança!

O I Encontro de Vira-latas da Agrosolo vem aí! Dia 14 de Setembro, o espaço será pequeno mas a diversão é garantida! Para que o evento seja seguro, sem o risco de acidentes para os animais e as pessoas presentes é indispensável o uso da guia e da focinheira em animais de grande porte.


É Lei!

Muitas pessoas não sabem, mas no Estado de São Paulo, existe uma lei para regulamentar o uso de guias e focinheiras em algumas raças classificadas como potencialmente perigosas devido a sua força e tamanho. É a Lei nº11.531 de 11 de novembro de 2003. Estão entre essas raças (incluindo as derivações e suas variações):

Mastim Napolitano;
Pit Bull;
Rottweiller;
American Stafforshire Terrier.


O artigo da lei obriga a utilização de coleira, guia curta de condução, enforcador e focinheira quando os tutores estiverem conduzindo os animais (das raças abrangidas) em logradouros ou locais de acesso público como centros de compras, locais fechados, eventos, passeatas ou concentrações públicas realizados em vias públicas.

Mas meu pet não é de nenhuma dessas raças” – Vale o bom senso!

Em toda situação é preciso levar em consideração o bom senso. Muitos donos consideram as normativas da lei desnecessária pelo fato de achar que seu cão é inofensivo ou que são incapazes de esboçar uma reação agressiva. Outra questão difícil é determinar o que é derivação de uma raça e o que não é. Nesse caso o uso é indicado para todas as raças.

#FicaDica

Mesmo que seu amiguinho seja dócil com você, na presença de estranhos ele pode manifestar um comportamento diferente. Opte sempre pela segurança!


Se seu amiguinho por dócil que seja com você apresenta um comportamento diferente (medo ou agressividade) na presença de estranhos ou em locais de grande aglomeração não pense duas vezes. Opte pela segurança. Seu uso é importante para prevenir ataques e mordidas a outros cães e pessoas.

Mas qual a focinheira ideal para meu cão?

Existem vários tipos de focinheiras, de materiais variados como couro, plásticos, lonas, arames. Você deve antes pedir orientação para um veterinário ou adestrador que após avaliar o comportamento do seu cão poderá indicar qual é o tipo de acessório ideal. É importante que ela seja eficiente e confortável, que não machuque e que não limite a respiração do cão.

Prazer eu sou a focinheira!

O primeiro passo é apresentar a focinheira em um ambiente neutro antes de ele usá-la. Faça dela um objeto igual qualquer outro da casa. Mostre-a, permita que ele cheire e deixe em um local visível, como entre seus brinquedos. Dessa forma, não terá porque ele enxergar como algo ameaçador.


Bom evento!

I Encontro de Vira-latas da Agrosolo é dia 14 de Setembro (Sábado). anote na sua agenda!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado