Sábado (14) foi de sol e muito aprendizado no Horto Florestal! Durante cerca de 8 horas, meliponicultores participaram da quinta edição do Evento de Meliponicultores de Bauru e Região.
O encontro que já faz parte do calendário da Associação de Meliponicultores de Bauru e Região reuniu aproximadamente 150 pessoas. A programação contou com oficinas de criação de iscas e atrativos, transferência de colônias, combate de predadores, desenvolvimento e manejo da cera mista, alimentação artificial para fortalecimento das colônias, preparação de própolis, cera e mel.
O evento é uma iniciativa da Associação de Meliponicultores de Bauru e Região, em parceria com a Prefeitura de Bauru e este anos contou com o patrocínio da Agrosolo.
Mas o que é Meliponicultura?
Conhecidos como abelhas sem ferrão, a meliponicultura é alternativa para produção de mel e própolis, sem fazer uso de exploração predatória. A criação sustentável e o manejo correto das colônias é o que garante equilíbrio para a atividade de extração de mel. Existem muitas abelhas sem ferrão, as principais são a Irapuã, Jataí e a Mirim.
A importância das abelhas para o meio ambiente
Classificadas como insetos que vivem em grandes comunidades, as abelhas podem ser encontradas, além de colmeias, em tocos de árvores, em buracos nos barrancos e pedras e até mesmo em cupinzeiros desocupados. Elas são essenciais para o planeta e o equilíbrio do ecossistema. Elas polinizam plantações de legumes, grãos e frutas, o que é indispensável, já que através dela cerca de 80% das plantas se reproduzem. Dois terços, aproximadamente, de alimentos ingeridos são produzidos pela ajuda da polinização das abelhas.
A polinização é o transporte de pólen de uma flor para outra, de modo que através dela as flores são fecundadas, começando a desenvolver frutos e sementes. Feitas pela água, vento e por muitos animais, como borboletas e beija-flores. A abelha é o animal mais famoso pela capacidade de polinização por ser mais rápido, voando de ziguezague.
Sem as abelhas, o mel acabaria e junto os produtos agrícolas. Além da produção de animais para consumo, que sofreria grandes perdas, já que os animais são herbívoros.
Fonte: pensamentoverde
Deixe um comentário