Dá para cultivar seu próprio alimento? Saiba como montar uma horta em sua casa ou apartamento.

O cultivo doméstico de hortas vem ganhando cada vez mais espaço com o aumento da procura por uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos.

E quem acha que é preciso muito espaço para cultivar, com certeza ainda não conheceu as diversas alternativas disponíveis no mercado. São várias opções que facilitam a criação e manutenção de hortas em casas e apartamentos, independente do tamanho do local onde serão cultivados.

Com um pequeno espaço, você já pode começar o seu cultivo. Uma lavanderia, um quintal ou sacada podem ser ótimos locais, porem independentemente do estilo da horta, existe uma característica para ela se desenvolver: O local deve ter luz solar! Com essa condição, sua horta vai oferecer uma boa colheita, além de ficar mais fácil de mantê-la.

Vasos ou Jardineiras?

Escolhido o local, vamos definir o formato da horta. Se o espaço é restrito, com paredes por exemplo, as treliças e suportes são uma alternativa, pois acomodam mais vasos em menos espaço e podem ser pendurados.

O uso de jardineiras, além de otimizar o espaço das hortas, traz um charme ao ambiente.

Agora se o espaço não for problema, jardineiras e vasos serão uma escolha ideal. Com diversos formatos e tamanhos, a criatividade fica livre para escolha de como compor o “cantinho” do cultivo. Nessa linha de ideia e para quem tem pouco tempo para se dedicar, os vasos autoirrigáveis vão conquistar o espaço. Inovadores e práticos, eles funcionam com uma espécie de raiz artificial, que faz a ligação da fonte de água que fica armazenada na base do vaso, com o substrato e o cultivo que ele ocupa.

Ideais para quem tem pouco tempo para se dedicar ao cultivo, os vasos autoirrigáveis são uma opção.

Montando a Horta!

Falando na composição do vaso, não podemos esquecer da Argila Expandida, que tem como função manter a umidade do substrato, eliminando o excesso de água com uma boa drenagem.

Tão importante quanto o uso da argila, o Substrato deve ser visto como a base da horta. Diferente da terra comum, ele é enriquecido em diversos nutrientes e minerais, que favorecem o crescimento e desenvolvimento das plantas.

Mudas ou Sementes?

Se optar por sementes, existirão etapas a serem feitas, para que elas germinem e se transformem na tão esperada horta. Com pequenas covinhas, plante uma quantidade pequena de sementes, pois assim elas não irão disputar os nutrientes e a chance de germinarem será maior. O tempo médio de germinação pode acontecer em 20 dias. A partir desse momento, os cuidados já coincidem com os mesmos utilizados no plantio de mudas.

Utilizando apenas a manutenção, as mudas podem oferecer um resultado mais rápido na colheita, além de já poderem ser colocadas nos locais definitivos onde irão se desenvolver.  

Sementes requerem atenção para germinação. Já as mudas oferecem uma colheita mais rápida.

Pronto, viu como é fácil ter alimentos saudáveis em casa? Ah, vale lembrar que a adubação é importante também. Observe o desenvolvimento das plantas e se necessário, utilize humus de minhoca ou fertilizantes para deixar a plantinha mais forte e saudável.

Quer saber mais dicas e informações sobre hortas e cultivos em geral? Clique no Link e se inscreva para ser avisado da Live que teremos no próximo dia 02/12 Quinta Feira, com Marcos Estevão da Forth Jardim. https://blog.agrosolo.com.br/lives-agrosolo/

*Imagens da internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado