Meliponicultores, a Agrosolo também está do seu lado!

Sábado (14) foi de sol e muito aprendizado no Horto Florestal! Durante cerca de 8 horas, meliponicultores participaram da quinta edição do Evento de Meliponicultores de Bauru e Região.

O encontro que já faz parte do calendário da Associação de Meliponicultores de Bauru e Região reuniu aproximadamente 150 pessoas. A programação contou com oficinas de criação de iscas e atrativos, transferência de colônias, combate de predadores, desenvolvimento e manejo da cera mista, alimentação artificial para fortalecimento das colônias, preparação de própolis, cera e mel.

O evento é uma iniciativa da Associação de Meliponicultores de Bauru e Região, em parceria com a Prefeitura de Bauru e este anos contou com o patrocínio da Agrosolo.

Carolina Matos, ecóloga do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da CBRN foi uma das palestrantes da quinta edição do Evento de Meliponicultores de Bauru e Região.



Mas o que é Meliponicultura?

Conhecidos como abelhas sem ferrão, a meliponicultura é alternativa para produção de mel e própolis, sem fazer uso de exploração predatória. A criação sustentável e o manejo correto das colônias é o que garante equilíbrio para a atividade de extração de mel. Existem muitas abelhas sem ferrão, as principais são a Irapuã, Jataí e a Mirim.

A importância das abelhas para o meio ambiente

Classificadas como insetos que vivem em grandes comunidades, as abelhas podem ser encontradas, além de colmeias, em tocos de árvores, em buracos nos barrancos e pedras e até mesmo em cupinzeiros desocupados. Elas são essenciais para o planeta e o equilíbrio do ecossistema. Elas polinizam plantações de legumes, grãos e frutas, o que é indispensável, já que através dela cerca de 80% das plantas se reproduzem. Dois terços, aproximadamente, de alimentos ingeridos são produzidos pela ajuda da polinização das abelhas.

A polinização é o transporte de pólen de uma flor para outra, de modo que através dela as flores são fecundadas, começando a desenvolver frutos e sementes. Feitas pela água, vento e por muitos animais, como borboletas e beija-flores. A abelha é o animal mais famoso pela capacidade de polinização por ser mais rápido, voando de ziguezague.

Sem as abelhas, o mel acabaria e junto os produtos agrícolas. Além da produção de animais para consumo, que sofreria grandes perdas, já que os animais são herbívoros.

Fonte: pensamentoverde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado