Gado vacinado vale ouro! Mantenha seu rebanho protegido e livre da Aftosa.

O rebanho paulista é distribuído em quase 130 mil propriedades rurais e 97,74% possuem registro de vacinação.


A imunização animal contra a febre aftosa continua a partir do próximo mês  no Estado de São Paulo e em várias regiões do país. 

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação que tem início em Novembro no Estado de São Paulo tem como foco os animais com idade até 24 meses. Este ano o estado de São Paulo adotou uma nova estratégia de imunização contra a febre aftosa dos rebanhos bovídeos (bovinos e bubalinos), com o objetivo de uniformizar o sistema com o calendário dos demais estados da federação, com vistas à retirada da vacinação em 2021. Na primeira etapa do calendário (em Maio/2018) São Paulo vacinou quase 10,8 milhões de cabeças contra aftosa. Receberam a dose da vacina cerca de 10,8 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos. Número praticamente estável em relação à etapa de novembro do ano passado (-0,01%). Pouco mais de 64 mil animais deixaram de ser vacinados, de acordo com os dados da CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária de São Paulo).

Para a reta final da campanha, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) estima a comercialização de 140 milhões de doses da vacina. A segunda etapa, deve envolver 100 milhões de animais que recebem a dose a cada seis meses.

A multa para quem não imunizar o rebanho é de 5 Ufesps, o equivalente a R$ 128,50 por animal.


IMUNIZAÇÃO
A vacinação do gado no primeiro semestre deste ano teve a cobertura vacinal de 98,33%. De acordo com os dados do Mapa, dos 217.493.867 bubalinos e bovinos existentes, mais de 197,8 milhões foram imunizados na etapa anterior da campanha.

No mês de maio, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) declarou oficialmente o Brasil como país livre da doença a partir da vacinação.
A expectativa das autoridades é poder ampliar, a partir do reconhecimento da OIE, a zona livre de febre aftosa sem vacinação até maio de 2023. Da mesma forma, já prevê o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa).

Equipe de vendas da Farmácia Veterinária da Agrosolo: Paulo, Samuel e Juninho.
A Farmácia Veterinária da Agrososo dispõe de câmara fria 100% monitorada via internet para armazenamento e conservação de vacinas. A única da região com gerador de energia com acionamento automático.

Produtor Rural utilize seu CNPJ e aproveite nossas condições especiais para aquisição de máquinas e implementos agrícolas.

Fonte:
defesa.agricultura.sp.gov.br
globorural.com.br
vitrinedovarejo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado