Conheça as 9 raças caninas mais queridas

Ter um cãozinho novo na família é uma das decisões mais importantes de se ter. Geralmente, a vontade de adotar ou comprar um determinado cachorro parte de alguns critérios totalmente ligados aos sentimentos humanos. Na maioria das vezes, alguns dos principais critérios envolvem porte, relacionamento com crianças e até mesmo os cuidados que o tutor deverá ter para manter a qualidade de vida do amiguinho.

Sabemos que são muitos focinhos fofos que despertam paixão por onde passam, mas hoje queremos apresentar uma lista curiosa das 9 raças caninas mais queridas dos últimos anos.

No ano de 2017 a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), que estimula o desenvolvimento e aperfeiçoamento das diferentes raças caninas, publicou um relatório (também publicado na Edição 23 da Revista Conexão Pet) com a relação das 9 raças mais registradas nos últimos anos. Foram elas:

9º Lugar: Pastor Alemão

Forte e elegante, o Pastor Alemão é cão muito inteligente com aptidão de obediência incrível. Ele se dá muito bem com adestradores, já que corresponde bem aos treinos. O que muitos duvidam é que além de cão de guarda, essa raça sabe demonstrar afeto e paciência com toda a família. No relatório, constam 5.140 registros de Pastores Alemães.

8º Lugar: Buldogue

Com uma característica única, o Buldogue também entra na lista dos mais cotados, segundo a CBCK. De porte médio, ele transmite força com seus membros mais espessos, mas se trata de um amiguinho muito carinhoso, gentil e protetor. Um dos seus hobbys favoritos é cochilar, mas sua estrutura corporal exige a prática de exercícios diários para prevenir sinais de obesidade. Em 2017, foram 5.294 registros.

7º Lugar: Golden Retriever

Famoso pelo tamanho e exuberância espontânea, o Golden Retriever é muito conhecido por sua inteligência e pela grande demonstração de carinho por humanos. De fácil adaptação ele adora brincar e se movimentar o que é bom, já que assim como o Buldogue ele também precisa se exercitar. A CBKC registrou 5.494 Goldens Retrievers.

6º Lugar: Rottweiler

Com 6.245 registros, o Rottweiler também entrou na lista. Musculoso e de instinto protetor é um considerado um cão muito leal. Totalmente ativo, tem muita energia pra gastar, por isso adora correr. Apesar do estilo bravo, essa raça também tem muito apego por sua família.

5º Lugar: Yorkshire Terrier

No Brasil, outra raça muito procurada é o Yorkshire Terrier, com 6.952  registros. De porte pequeno, ele adora dar passeios longos, pois também não lhe falta energia. Muito meigo e afetuoso à sua família, ele encanta principalmente crianças pequenas.

4º Lugar: Pug

Pug é um cachorro muito afetuoso que não dispensa uma brincadeira. Apesar da sua expressão séria, ele adora fazer amigos, sejam humanos ou até mesmo gatos. Com 10.503 registros pela CBKC, quem tem um Pug reconhece outra característica: ele ronca e respira com uma leve dificuldade, emitindo alguns pequenos ruídos. Apesar disso, é uma raça muito procurada por quem mora em apartamento.

3º Lugar: Shi Tzu

Sem dúvidas, o que mais chama atenção no Shih Tzu é a bela pelagem e também seu porte muito altivo. Ele ama ser mimado, além de ser o centro das atenções. Não suporta ficar sozinho, por isso não é indicado para famílias que se ausentam na maior parte do tempo. Muito carente, ele adora receber carinhos e ocupa o 3º lugar dessa lista com mais de 14.708 registros.

2º Lugar: Spitz Alemão Anão

Já o Spitz Alemão Anão é quem leva a medalha de prata nessa colocação. Com 15.944 registros pela CBKC, o Lulu da Pomerânea (como também é conhecido), é um cãozinho que chama a atenção por onde passa e, além de fofo é muito inteligente. Bastante companheiro, esse cãozinho não possui extrema dependência de seus donos, portanto também se sente bem sozinho em pequenos ambientes.

1º Lugar: Buldogue Francês

E quem leva a medalha de ouro das raças com maior número de registro nos últimos anos é o Buldogue Francêscom 22.481 registros. Pequeno, orelhudo e aspecto musculoso, esse amiguinho é companheiro e muito brincalhão. Outra característica que justifica a grande procura por moradores de apartamento, é o seu silêncio.

Sobre a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC)

Você sabe realmente o que é “ter pedigree”? Significa ter um documento de identificação do cão, que garante a pureza da raça. Os melhores criadores vendem o animal com tal documento que ainda apresenta toda a linhagem genealógica.

Os pedigrees devem ser solicitados no Kennel Club ou Federação Cinófila de cada Estado do país. O pedigree CBKC (Confederação Nacional de Cinofilia)  é  aceito  em  todo  o  território  nacional  e  por  todo  o  sistema  de  associados  à  Federação  Cinológica  Internacional,  que  reúne  mais  de  90  países  membros. Eles também são responsáveis pelos padrões de criação, registro, emissão de pedigrees e exibição de raças de cães no Brasil.

Para saber mais, acesse www.cbkc.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado