Cães e Gatos: Atenção redobrada no Verão!

O verão está chegando e é importante que não é só você que sofre com o calor nos dias quentes de verão. A Médica Veterinária Camila Molan Botton Especialista em Dermatologia e Otologia de Pequenos Animais explica alguns cuidados essenciais que tutores devem tomar para garantir o bem estar dos pets durante a estação. Vamos lá?

Passeios

Ter uma rotina de passeios com os cães é importante para mantê-los com o corpo e mente saudáveis. Evite as horas mais quentes do dia, entre as 10 e 16 horas, além de submetê-los à grande desconforto térmico as patas são sensíveis e podem sofrer queimaduras.

Conforto térmico

Importante que o local onde o animal permaneça seja ventilado e com sombra, ar condicionado e ventiladores podem ajudar no conforto térmico. Hoje já existe no mercado tapetes gelados para ajudar os cães a se refrescarem. Fundamental ressaltar também, que os felinos tem conforto térmico diferente dos humanos e dos cães, portanto, deixar um ambiente da casa sem ar condicionado para que eles tenham a opção de se refugiar se sentirem necessidade.

Hidratação

Imprescindível estimular hidratação dos animais deixando à disposição vários recipientes com água fresca, até mesmo com pedras de gelo. Oferecer frutas suculentas e congeladas para os cães e alimento úmido para os gatos também é uma ótima opção para incentivar a maior ingestão de água. Vale lembrar que o médico veterinário é o responsável por orientar qual a melhor alimentação para cada paciente.

Prevenção de doenças

Estação mais quente do ano é também com a maior proliferação de ectoparasitas como pulgas e carrapatos, manter o animal com antiparasitário em dia é essencial. No mercado existem opções em forma de coleiras, pipetas ou comprimidos, assim, evitamos doenças importantes que podem ser transmitidas por esses parasitas como: ehrlichia, babesia, dipilidiose e dermatite alérgica a picadas de ectoparasitas.

Importante ressaltar que o excesso de exposição solar pode predispor a doenças de pele como dermatites solares e câncer de pele, principalmente nos animais de pele clara. Deixar seu animalzinho longe do sol o máximo possível, passar filtro solar apropriado principalmente nas regiões com pouco pelo e vesti-los com roupas com proteção solar.

Na Agrosolo você encontra uma variedade de produtos para refrescar e proteger o seu do calor!


Camila Molan Botton
Médica Veterinária – Dermatologia e Otologia de Pequenos Animais
Insta: Camila Molan Botton


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado