Todo ano chega o dia 12 de junho e com ele o desafio de ser criativo(a) no Dia dos Namorados. Você já deve estar cansado(a) de ganhar e dar os mesmos presentes, né? Perfume, tênis, livro, roupa. Mas e se dessa vez você inovar? Vamos descobrir juntos, todo o encanto dos TERRÁRIOS! <3
CONHECENDO UM POUCO MAIS
O terrário de suculentas se tornou uma tendência na decoração. Sua estrutura compacta e orgânica além de não exigir muitos cuidados de manutenção, permite ser cultivada em cômodos pequenos, facilitando a vida de pessoas que moram em apartamentos e querem deixar seu ambiente mais verde.
TIPOS DE TERRÁRIO
Existem dois tipos de terrário que podem ser cultivados dentro do ambiente: o terrário aberto e o terrário fechado. O terrário aberto é aquele em que as plantinhas são cultivadas em um recipiente sem tampa e a evaporação da água é normal.
Já o terrário fechado apresenta um ecossistema próprio onde a evaporação da água retorna em forma de gotículas de água, molhando as plantas.
ONDE COLOCAR?
Com os terrários de suculentas, você pode variar os ambientes, podendo coloca-los em áreas externas como jardins, quintais, terraços e varandas, bem como, em ambientes internos como sala de estar, sala de jantar, cozinha, quarto e até banheiro.
É uma ótima opção para banheiro, pois trazem um toque de cor ao ambiente, uma vez que esses cômodos na maior parte dos projetos apresentam uma decoração mais clean.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
– Vaso de plantas de barro, cerâmica ou vidro (copo, garrafa, xícara, estrutura de aquário, etc.)
– Seixos, brita, cacos de telha ou pedriscos para a drenagem
– Areia grossa
– Substrato para o crescimento de cactos e suculentas
– Mudas de cactos e/ou suculentas
– Seixos, musgos, pedriscos coloridos e itens em miniatura para a decoração
– Ferramentas de jardinagem e pinça para manusear as plantas mais delicadas
COMO MONTAR
PASSO 1 – Escolhendo o vaso ou recipiente
Escolha o vaso ou recipiente que será responsável por acomodar seu terrário. Vale lembrar, terrário com furos normalmente ficam em áreas externas, enquanto vasos e recipientes fechados ficam em ambientes internos;
PASSO 2 – Montando o terrário
Em ambos os recipientes, aberto e fechado, a montagem deve ser a mesma, ou seja, deve-se montar a camada de drenagem e posteriormente com o auxílio de uma pá incluir o substrato de crescimentos das plantas;
PASSO 3 – Plantio das suculentas e cactos: defina quais espécies de suculentas e cactos irão fazer parte do seu terrário. Antes de plantas as mudas, umedeça um pouco o solo e faça buracos de forma a encaixar todas as plantinhas escolhidas. Neste momento, fique atento aos excessos e a harmonia das plantas;
PASSO 4 – Decoração que encanta: dependendo do tamanho do vaso ou recipiente usado procure incluir pedriscos coloridos, pedras, cristais e até itens em miniatura.
Agora que você já sabe como montar um terrário, surpreenda o seu amor com um presente feito por você <3
Deixe um comentário