No inverno, dores articulares em pets idosos podem piorar. O que fazer?

Assim como ocorre com os humanos, o clima frio pode representar uma ameaça à saúde dos nossos animais de estimação, especialmente para cães idosos. Se seu amiguinho possui mais de 7 anos de idade, ele já faz parte do grupo sênior que geralmente, em idades mais avançadas, apresentam algum tipo de doença osteoarticular, que em dias mais frios seus sintomas são mais evidenciados.

Dentre os vários tipos de doenças osteoarticular, a artrose é umas das mais comuns entre cães, que já representam 70% dos portadores. Sua evolução na maioria das vezes é lenta, por isso muitos donos demoram a identificar o problema. Porém, a situação muda nos dias mais frios, que é quando esses cães doentes demonstram sentir mais dor.

Os principais causadores das dores articulares em cães idosos são as atividades de artrite, processos autoimunes, sobrecarga articular, obesidade e dietas inadequadas, displasia e traumatismo.

Apesar desses acometimentos afetarem nossos amiguinhos, não há porque se preocupar. A tecnologia e avanço da medicina veterinária resultou em formas de diminuir o sofrimento dos cães com o alívio das dores. “Tratamentos à base de anti-inflamatórios proporcionam melhor qualidade de vida ao animal afetado. É recomendada também uma rotina de exercícios e até mesmo fisioterapia. O tutor deve observar se o peso do animal está adequado ao porte, proporcionar uma dieta balanceada e adequar o local onde o animal vive com o uso de tapetes ou pisos que facilitem a movimentação do pet”, explica Fernanda Mattos, veterinária do laboratório Ourofino Saúde Animal.

Já os gatos são mais afetados nas articulações coxofemurais e os cotovelos, porém existem casos de desgastes, nos ombros, coluna, calcanhar e joelho, que podem ser amenizados com algumas atitudes por parte dos tutores, sugerido também pela veterinária Fernanda: “Algumas atitudes como o uso de caixas de areia com bordas baixas, comedouros e bebedouros elevados e camas macias ajudam a melhorar o bem-estar dos felinos”.

Para prevenir que alguma doença osteoarticular manifeste ou se agrave em seu pet, suplementos à base de condroitina e glicosamina são bastante indicados e aqui na Agrosolo Bauru você encontra os da linha Condroplex e também da Condroton.

Mas se após esse artigo você notar que seu pet está apresentando sintomas de dores agudas, procure imediatamente um médico veterinário, que fará os devidos exames para indicar o melhor tratamento.

Fonte base: Canal do Pet – iG

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado