Série de Raças Amáveis #2: Conheça o Maine Coon, o “Gigante Gentil”

Conhecido como o Gato Gigante, o Maine Coon é considerado o maior gato do mundo, capaz de atingir até 12kg e 1,20m de comprimento. Dedicados, brincalhões e amáveis com seus humanos escolhidos, eles são bastante reservados com pessoas que não conhecem, porém basta alguns duas para que os mais prudentes se adaptem. 

Os Maine Coons são considerados nativos da América porque já estavam neste continente desde a era colonial (ou antes). Como eles chegaram e de onde vieram, ninguém sabe, já que nenhum dos colonos locais possuíam câmeras para registrarem o evento. A raça foi uma das primeiras a ser reconhecida como de estimação no final do século XIX, e logo se tornou uma das mais queridas da época.

No entanto, no início de 1.900, novas raças foram importadas para o país, motivando os criadores de gato da época “trocarem” o Maine Coons por Persas, Angoras, entre outras. Mais tarde, em 1.950, mesmo conhecida, a Maine Coon desapareceu, mas felizmente, um pequeno grupo de criadores a mantiveram por um longo tempo.

Eles passaram a realizar exposições somente para o Maine Coon e, em 1.968, os criadores fundaram a Associação de Criadores do Maine Coon. As associações que tinham desprezado o Maine Coon os aceitaram para competição novamente e logo a raça recuperou sua popularidade.

Curiosidades
Os Maine Coons machos podem pesar até 12kg, enquanto as fêmeas “petit” pesam até 8 kg. Lentos para amadurecer, o Maine Coon leva de três a quatro anos para se desenvolver completamente. Embora o malhado marrom seja a cor mais comum e padrão, eles apresentam uma grande variedade de cores.

O pesado “casaco” de pele, menor nos ombros e maior no estômago e pernas, em todas as estações, fazem o gato parecer maior do que realmente é. A textura é macia e sedosa ao invés de felpuda, de modo que o pelo não fica opaco tão facilmente como os de algumas raças de pelo longo.

Criadores de Maine Coon afirmam que a popularidade vai além do grande tamanho, pois se trata de um felino muito inteligente, exuberante e disposto, além de ser completamente devoto de sua família humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado