Pet Idoso: Como cuidar da maneira correta?

Assim como nós humanos, os pets também podem chegar a terceira idade, e para que ela seja longa e saudável, alguns cuidados são necessários!

Classificados como sênior, os cães e gatos idosos passam por uma série de mudanças físicas e de comportamento que na maioria das vezes exigem a atenção de seus tutores. A idade de um pet idoso varia conforme o porte do animal, o mais comum é a partir dos 7 anos. Nesta fase, o pet passa por várias mudanças físicas, sendo as mais comuns o surgimento de pêlos brancos, especialmente no focinho e ao redor dos olhos, pouca energia para correr ou brincar e também, em alguns casos, a perda gradativa de visão.

Outros indícios de dependência que eles apresentam, é a aproximação da família. Isso ocorre até mesmo com pets que durante a juventude viviam bem sozinhos. Neste caso, a dica é não negar colo e nenhum tipo de carinho para os velhinhos, pois eles amam e sentem-se mais seguros quando estão perto de seus humanos.

Conforme os anos vão passando, outros pontos agravam na fase sênior, como audição, olfato e paladar. Provavelmente você já viu ou ouviu falar de alguém com um cãozinho cego e surdo ao mesmo tempo dentro de casa. Infelizmente, os sentidos dos nossos amiguinhos são reduzidos gradativamente e isso limita muito a mobilidade do pet, na maioria das vezes por volta dos 12 anos em diante.

Outros sintomas presentes principalmente em cães idosos são relacionados à articulação como artrite, displasias e outras fraturas. Em casos assim, existem tratamentos adequados que podem garantir o bem-estar apesar de tudo.

No mês de Novembro comprando Condroton comprimidos na Farmácia Pet você GANHA R$ 20,00 de desconto. Para utilizar o benefício no site, utilize o código promocional COND20NOV ao finalizar a sua compra. Aproveite porque esta promoção é por tempo limitado!

Algo muito evidente também é a agressividade. Geralmente, ela é causada por sentimentos de dor e insegurança, já que muitos dos sentidos que antes eram apurados não reagem mais. Para evitar qualquer tipo de ataque do amiguinho, deixe o farejar o quanto achar necessário e seja cauteloso ao pegá-lo no colo.

Outro ponto é que apesar da surdez, muitos dos pets idosos se tornam mais sensíveis a barulhos altos e imprevisíveis como por exemplo rojões e escapamentos de carro ou moto. Em ambientes com tais barulhos, é recomendado que o animal fique em um local reservado e com menor alcance de barulhos.

Mas afinal, como cuidar do meu pet idoso da maneira correta?

Dentre as mais variadas formas de proporcionar o bem-estar desses amados velhinhos, selecionamos as cinco principais:

Alimente com rações apropriadas para idade

Na fase sênior, a digestão e absorção de alimentos diminui drasticamente, e além disso os dentes dos cães também ficam comprometidos já que caem mais facilmente. Por isso o mais recomendado é a alimentação de acordo com a idade.

Geralmente, rações da linha sênior possuem grãos que facilitam a mastigação, além disso elas possuem nutrientes mais adequados para a fase. Porém, é importante observar a adaptação do pet idoso com a ração. Caso ele fique sem se alimentar por 24h, procure um médico veterinário para descobrir o real motivo.

Não aposente os passeios e brincadeiras

Mesmo com a idade avançada, não exclua os horários de passeios e brincadeiras com um pet idoso, caso ele ainda tenha uma certa energia para isso. A única recomendação é tonar esses momentos apropriados às suas reais condições. Essa atitude estimula para que o amiguinho não se entregue totalmente à preguiça.

Mesmo com a idade avançada, não exclua os horários de passeios e brincadeiras com um cão idoso, caso ele ainda tenha uma certa energia para isso.

Controle a temperatura do ambiente

Pets idosos também são mais sensíveis às temperaturas. Faça frio ou calor, atente-se ao local de descanso do pet. Dessa forma você evitará mal-estar e até mesmo doenças que acometem nas épocas de temperaturas bruscas.

Estabeleça uma rotina de visitas ao veterinário

Os velhinhos precisam ir ao médico veterinário regularmente. Acompanhar o estado de saúde com exames periódicos podem evitar uma velhice conturbada, por isso é recomendado que essas consultas sejam feitas no mínimo de 6 em 6 meses.

Ame muito e tenha paciência

Assim como nós, eles podem chegar na fase de extrema dependência, por isso exercitar a paciência com amor são fundamentais para a nova fase do cão idoso. Cuidar com carinho só torna os dias do seu pet melhores, por isso essa sugestão deve ser aplicada em todas as etapas citadas acima.

#Dica: Se você é de Bauru e região, traga seu velhinho para passear na Agrosolo! Vamos amar recebe-lo e ainda podemos fazer uma foto para publicar em nossas redes sociais como lembrança da visita! <3

Na Agrosolo o mês de Novembro é dedicado aos cuidados especiais com cães idosos

O “Dia do Pet Idoso” acontece toda sexta-feira na Agrosolo. A ação conta com o apoio da Vetnil.

A Agrosolo em parceria com a Vetnil reservou algumas datas para o atendimento especial as necessidades de cães idosos.

A ação “Dia do Pet idoso” que acontece nos dias 9, 14, 22 e 29 de Novembro contará com orientação veterinária da Vetnil e promoções específicas voltadas para animais com idade mais avançada.

Compre na Agrosolo e receba no conforto de sua casa em até 1 hora!
A SUPER ENTREGA AGROSOLO está disponível para pedidos realizados em Bauru com limite de 25kg. Este serviço tem uma taxa de entrega de R$ 10.

A Agrosolo disponibiliza uma linha completa de produtos voltados para cuidados especiais com pet idoso

Assim como nós humanos, graças aos avanços da medicina veterinária bem como ao tratamento que recebem nos lares a expectativa de vida dos animais de estimação também tem aumentado.

Na Agrosolo você encontra tudo que precisa para todas as fases de vida do seu cachorro. Nos setor Alimentos Pet você encontra uma variedade der rações para atender as mais variáveis necessidades.

Já na Boutique Pet, temos produtos de higiene selecionados para manter a pele limpa e saudável, além de acessórios como coleiras e caminhas para todos os gostos.

Outro forte setor é a nossa Farmácia Pet, a mais ampla da região de Bauru-SP que oferece os mais diversos medicamentos com os melhores preços.

Para conferir os produtos da linha sênior em nosso site, clique aqui.

Fonte das Informações: DogHero e Revista Cães & Gatos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado