Chocolate: O vilão dos pets

Páscoa é sinônimo de chocolate para muitas pessoas. Todos os anos, os dias que antecedem o domingo pascoal são literalmente recheados de apresentações que agradam só de olhar: ovos de páscoa, nos mais diversos sabores e formatos, que dão água na boca principalmente dos chocólatras.

Diante dessa época que agrada pessoas de todas as idades, existem algumas criaturinhas que podem ser seriamente prejudicadas se consumirem alimentos com base de cacau, os pets.

Quem tem pet em casa, sabe muito bem que se temos algo apetitoso em mãos, felinos e principalmente caninos nos cercam com seus olhinhos fofos, que muita gente na maioria das vezes não resiste e acaba cedendo um pedacinho da guloseima.

Se essa queda já virou hábito, temos um aviso importante: PARE!

Em uma matéria publicada no Blog “Mais Bichos”, a veterinária Keila Regina de Godoy, da Premier Pet, explicou com detalhes o que muitas pessoas ainda não sabem: O poder tóxico de chocolate em pets.

Existe uma substância nos chocolates chamada Teobromina, que se refere a quantidade de cacau existente no doce. Quanto maior a quantidade de cacau, mais perigoso é para nossos amiguinhos, pois tanto em cães como em gatos, o fígado deles não metaboliza muito bem a Teobromina.

Os efeitos que essa substância causa variam entre cólica e diarreia que podem causar uma profunda desidratação. Outros sintomas mais agravantes são contrações musculares, elevação da temperatura corporal, taquicardia e outros. Esses tipos de sintomas também podem levar à morte.

Nesse momento você deve estar pensando que o chocolate branco pode ser uma opção, já que ele não contém cacau em sua composição. Engano seu. Existe uma linha que separa pets de doces do qual nós humanos consumimos e devemos ser criteriosos para que eles vivam por mais tempo e com saúde.

Como citamos no início do texto, é natural que eles se aproximem ainda mais quando estamos comendo algo diferente, porém você precisa ficar atento para que seu pet não “pesque” nenhum pedacinho. Se acontecer uma ingestão por acidente, por exemplo o “roubo” de um bombom inteiro, nossa indicação é: procure imediatamente uma clínica veterinária.

Agora você já deve estar com compaixão só de imaginar que no próximo domingo de páscoa você terá que resistir àqueles olhinhos te suplicando um pedacinho… certo?

Se sim, aqui na Agrosolo você encontra alguns produtos com sabor e outros com essência de chocolate para pets, para que seu amiguinho possa acompanha-lo na hora da guloseima, de maneira apropriada e ao mesmo tempo sem risco para ele. Confira clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado