Bengal: apesar da aparência selvagem ele é dócil, carinhoso, equilibrado e um bom companheiro

bengal

gato bengal apresenta uma grande atração pela água, esta característica vem do Gato-Leopardo que é um bom pescador.

O Bengal é um gato que está proximamente ligado aos gatos selvagens, por isso é comum apresentarem alguns problemas comportamentais.

A raça do Bengal originou-se de um híbrido feito pelo homem do gato leopardo asiático e o gato doméstico. O gato leopardo (Felis bengalensis) é um gato de porte, habitante do sul da Ásia, e é um dos mais próximos da espécie de gatos não domesticados do antigo ancestral comum do gato familiar.

A gato leopardo assemelha-se muito a um gato doméstico, exceto pelos olhos maiores, partes do bigode mais ressaltadas, pernas mais longas e manchas brilhantes. Ele parece, na verdade, com um leopardo em miniatura. O Bengal começou sua jornada para se tornar uma raça reconhecida em 1963, quando a criadora Jean Mill de Covina, Califórnia, comprou uma gata leopardo em um pet shop. Naquela época, gatos leopardos poderiam ser comprados nos Estados Unidos, hoje em dia é ilegal vendê-los.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=aphGPaDzo08&w=650&h=366]

O gato Bengal padrão, ao contrário das outras raças, é descrito como um gato com temperamento ideal, confiante, alerta, curioso e amigável. Qualquer sinal desafiador o desqualifica, a fim de evitar problemas de temperamento que está sendo perpetuado pelo reprodutor. A TICA (Associação Internacional dos Gatos) exige que seja provado que os gatos são reproduzidos entre Bengals por pelo menos quatro gerações para garantir um temperamento dócil.

Aparência da raça
As manchas do Bengal são alinhadas horizontalmente ao invés de formas aleatórias ou “malhadas”. Rosetas formadas em círculo em torno de um centro mais avermelhado é o preferido. A ênfase é colocada no contraste entre as manchas e a cor de fundo; as bordas devem ser nítidas e distintas para um padrão que mostra qualidade. No padrão mármore, as marcas são derivadas do clássico gene malhado, mas o aspecto geral é aleatório, dando a impressão de mármore.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=LCUYHd4Np4A&w=650&h=366]

Bengals frequentemente possuem um gene “cintilante” que dá a pele um brilho iridescente, como se estivesse com uma cobertura. Três variações recessivas de pelo tem sido desenvolvidas: o leopardo da neve, o marmorizado e o marmorizado da neve. Estes tipos ainda são bastante raros.

Temperamento e personalidade
O gato Bengal pode parecer um gato selvagem, mas os criadores insistem que ele é amigável e dócil como qualquer gatos doméstico. Criadores descrevem os gatos Bengals como brincalhões, sociáveis e enérgicos que tem uma generosa dose de curiosidade felina e que desejam estar envolvidos com sua família. Não ficam intimidados com água, às vezes, se juntam à família para um mergulho, desde que seja de acordo com seus termos.

Embora as qualidades mostradas devam estar quatro gerações longe do leopardo, as gerações anteriores de Bengals eram consideradas de estimação, por isso, é importante saber o que você está recebendo ao adquirir um Bengal. Antes de chegar a uma segunda ou terceira geração do gato Bengal, certifique-se de que ele esteja livre de temperamentos problemas.

Fonte: tudosobregatos.com.br

No dia 02 de Setembro (sábado), a Agrosolo vai receber uma mostra de gatos exóticos com os principais criadores do Brasil filiados a FIFE Brasil (Federação Felina Brasileira) e patrocinados pela Premier Pet.  Entre os animais que poderão ser vistos e apreciados pelos visitantes está o Bengal. Venha conhecê-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado