O cultivo doméstico de hortas vem ganhando cada vez mais espaço com o aumento da procura por uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos.
E quem acha que é preciso muito espaço para cultivar, com certeza ainda não conheceu as diversas alternativas disponíveis no mercado. São várias opções que facilitam a criação e manutenção de hortas em casas e apartamentos, independente do tamanho do local onde serão cultivados.
Com um pequeno espaço, você já pode começar o seu cultivo. Uma lavanderia, um quintal ou sacada podem ser ótimos locais, porem independentemente do estilo da horta, existe uma característica para ela se desenvolver: O local deve ter luz solar! Com essa condição, sua horta vai oferecer uma boa colheita, além de ficar mais fácil de mantê-la.
Vasos ou Jardineiras?
Escolhido o local, vamos definir o formato da horta. Se o espaço é restrito, com paredes por exemplo, as treliças e suportes são uma alternativa, pois acomodam mais vasos em menos espaço e podem ser pendurados.
Agora se o espaço não for problema, jardineiras e vasos serão uma escolha ideal. Com diversos formatos e tamanhos, a criatividade fica livre para escolha de como compor o “cantinho” do cultivo. Nessa linha de ideia e para quem tem pouco tempo para se dedicar, os vasos autoirrigáveis vão conquistar o espaço. Inovadores e práticos, eles funcionam com uma espécie de raiz artificial, que faz a ligação da fonte de água que fica armazenada na base do vaso, com o substrato e o cultivo que ele ocupa.
Montando a Horta!
Falando na composição do vaso, não podemos esquecer da Argila Expandida, que tem como função manter a umidade do substrato, eliminando o excesso de água com uma boa drenagem.
Tão importante quanto o uso da argila, o Substrato deve ser visto como a base da horta. Diferente da terra comum, ele é enriquecido em diversos nutrientes e minerais, que favorecem o crescimento e desenvolvimento das plantas.
Mudas ou Sementes?
Se optar por sementes, existirão etapas a serem feitas, para que elas germinem e se transformem na tão esperada horta. Com pequenas covinhas, plante uma quantidade pequena de sementes, pois assim elas não irão disputar os nutrientes e a chance de germinarem será maior. O tempo médio de germinação pode acontecer em 20 dias. A partir desse momento, os cuidados já coincidem com os mesmos utilizados no plantio de mudas.
Utilizando apenas a manutenção, as mudas podem oferecer um resultado mais rápido na colheita, além de já poderem ser colocadas nos locais definitivos onde irão se desenvolver.
Pronto, viu como é fácil ter alimentos saudáveis em casa? Ah, vale lembrar que a adubação é importante também. Observe o desenvolvimento das plantas e se necessário, utilize humus de minhoca ou fertilizantes para deixar a plantinha mais forte e saudável.
Quer saber mais dicas e informações sobre hortas e cultivos em geral? Clique no Link e se inscreva para ser avisado da Live que teremos no próximo dia 02/12 Quinta Feira, com Marcos Estevão da Forth Jardim. https://blog.agrosolo.com.br/lives-agrosolo/
*Imagens da internet.
Deixe um comentário