Se você é produtor rural em São Paulo, já sabe que a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) passaram a ser a nova regra. A partir de 5 de janeiro de 2026, a emissão será obrigatória para todos os produtores rurais do estado, sem exceções, abrangendo todas as operações, independentemente do valor do faturamento.
O que você precisa saber:
✔️ O bloco de notas fiscal em papel (Modelo 4) será INVALIDADO e não poderá mais ser utilizado.
✔️ A base legal é o ajuste SINIEF nº 27/2024, e seu cumprimento é indispensável para a legalidade de suas operações.
Fique atento! Para evitar problemas você precisa providenciar imediatamente:
- Certificado Digital (e-CNPJ/e-CPF): É a sua “assinatura digital” obrigatória para emitir a NF-e.
- Manter o Cadastro Atualizado na SEFAZ-SP: Verifique se não há pendências que possam bloquear sua emissão.
- Adquirir/Instalar um Sistema Emissor de NF-e: Você precisará de um software para gerar as notas eletronicamente.
Não deixe para a última hora. Procure o seu contador HOJE!
A instalação e configuração de um novo sistema, a obtenção do certificado e o ajuste cadastral levam tempo! Fale com seu contador HOJE! Ele é seu parceiro essencial para iniciar este processo com segurança e garantir que você esteja 100% pronto antes do prazo final.
Em São Paulo, a obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e, modelo 55) já começou e avança em etapas. É fundamental que você conheça as datas que se aplicam à sua realidade.
Organize-se e fique atento para não ter prejuízos!

