Maio Amarelo: Conheça a campanha de prevenção de acidentes de trânsito com pets!

Você está no trânsito, o semáforo muda para o sinal vermelho e todos param. Não demora muito e você avista no carro ao lado ou da frente um ser familiar, todo saltitante ou simplesmente “de boa” apoiado na janela.

Provavelmente você já viveu um momento parecido ou igual a esse, certo?

Sabemos que pets são membros da família e é muito prazeroso levá-los para passear e curtir locais que também o aceitam com muito amor. Porém, tem um assunto que por não ser muito abordado, é destaque de campanha no mês maio: A prevenção de acidentes de trânsitos envolvendo animais de estimação.

Responsabilidade e Segurança

O mês de maio é declarado como Mês Internacional de Segurança do Trânsito, por isso o movimento “Maio Amarelo” surgiu também sobre a conscientização do transporte com pets.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) possui normas regulamentas sobre transporte de animais e a primeira está no art. 252 que proíbe motoristas transportarem pessoas, animais ou outros volumes à sua esquerda, ou entre braços e pernas. Quem comete a infração, pode levar 4 pontos na carteira e uma multa de R$130,16.

A segunda está no art. 235, o CTB diz que conduzir com pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo é infração grave e a penalidade pode de 5 pontos na CNH, além de uma multa no valor de R$195,23.

Resumindo, levar seu pet no colo ou mesmo deixa-lo totalmente à vontade pode trazer sérios riscos para quem estiver no veículo, incluindo o animalzinho que não tem noção alguma dos critérios de segurança, ao menos que seu tutor tome os cuidados necessários.

Então, prevenir acidentes de trânsitos com pets?

Seja para passeios curtos ou viagens longas, existem formas adequadas de levar seu pet no carro e garantir uma viagem mais tranquila e segura para todos. Confira nossas dicas!

1. Cadeirinha para pet

A cadeirinha ou assento para pet é uma ótima opção para cães de porte médio e pequeno. Ao prendê-la no banco de trás, seu animal fica seguro e você pode interagir livremente, sem que ele venha até o seu colo.

2. Cinto de segurança

Para cães de porte grande, o cinto de segurança é uma ótima opção. Utilizado como peitoral, esse acessório também aumenta a área de contato e evita impactos bruscos em caso de frenagem inesperada.

3. Caixa de transporte

Durante um percurso de carro, os gatos e outros tipos de pets como roedores e aves, tendem a ficar agitados e estressados com certa facilidade, por isso o mais indicado para eles é a caixa de transporte.

Escolha um tamanho que proporcione conforto, de forma que o animal consiga levantar e se movimentar. Lembrando que esse acessório deve ser post no banco de trás (porta-malas não!) preso ao cinto de segurança, ou conforme orientação do manual de uso.

4. Cuidado com janelas e portas

Manter especialmente as janelas fechadas evita tentativas de fuga e também impede que o animal tenha contato com pessoas estranhas, o que favorece sua concentração quando estiver dirigindo.

5. Práticas de direção defensiva

Dirija sempre com cautela, atento(a) às sinalizações e evite dirigir em alta velocidade desnecessariamente. Esse é o básico para que você, tutor e responsável pela vida do pet pratique as boas práticas de direção defensiva.

Conscientize-se e comunique esta causa!

O objetivo do Maio Amarelo é conscientizar a população que as boas práticas só tendem a beneficiar não somente os animais, mas todas as vidas que estiverem no veículo e fora dele. Por isso compartilhe esta causa com o máximo de pessoas que você conhece.

Agrosolo

Rua General Marcondes Salgado, 9-13, Chácara das Flores, Bauru-SP

Agrosolo, aqui é o lugar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado