Maine Coon, o “gigante gentil”

Maine-Coon.png

Foto: Purrfect Cat Breeds

O Maine Coon é o maior gato do mundo, conhecido como gato gigante. Capaz de atingir 12 quilos e 1,20 metro de comprimento. Enquanto os Maine Coons são dedicados, brincalhões e amáveis com seus escolhidos humanos, eles podem ser reservados ao redor as pessoas que não estejam familiarizados. Com o tempo, no entanto, mesmo os mais prudentes se adaptam.

Maine Coons, são considerados nativos da América porque já estavam neste continente desde a era colonial, e talvez antes. Como eles chegaram aqui e de onde vieram seus progenitores ninguém sabe, já que nenhum dos colonos locais não tinham câmaras para registrar o evento.

O Maine Coon foi uma das primeiras raças a ser reconhecida no final do século XIX como um gato de estimação e logo se tornou querido. No entanto, no início de 1900, como as raças novas e mais exóticas foram importadas para o país, os criadores de gato da época abandonaram o Maine Coons para Persas, Angoras e outras raças importadas. Em 1950, a raça estava em alta, mas desapareceu.

Felizmente, um pequeno grupo de criadores a manteve. Eles realizam exposições somente para o Maine Coon e em 1968 os criadores fundaram a Associação de Criadores do Maine Coon. As associações que tinham desprezado o Maine Coon os aceitaram para competição novamente e hoje a raça recuperou sua antiga popularidade.

Maine-Coon2

Aparência
Considerada uma das maiores raças domésticas, os Maine Coons machos podem pesar até 12 kg, enquanto as fêmeas “petite” pesam até 8 kg. Lentos para amadurecer, o Maine Coon leva de três a quatro anos para se desenvolver plenamente. Embora o malhado marrom seja a cor mais comum e padrão, Maine Coons apresentam uma grande variedade de cores.

O pesado casaco de pele em todas as estações, menor nos ombros e maior no estômago e pernas, fazem o gato parecer maior do que realmente é. A textura é macia e sedosa ao invés de felpuda, de modo que o pelo não fica opaco tão facilmente como os de algumas raças de pelo longo.

Temperamento e personalidade
Criadores de Maine Coon dizem que a popularidade é devido ao grande tamanho, inteligência, pelagem exuberante, disposição e devoção à sua família humana.

Fonte: Tudo Sobre Gatos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado