PRIMAVERA EXIGE CUIDADOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

img

Chegou a estação mais agradável do ano: a Primavera! Separamos alguns cuidados para se ter com o seu pet na Primavera e curtir sem preocupações a nova estação.

E chega com dias ensolarados, floridos e bem coloridos. Mas apesar de toda a beleza que traz a Primavera, este período do ano exige uma dose de atenção nos cuidados com os animais de estimação, pois o aumento da temperatura traz também alguns riscos. Seguem algumas dicas:

Vacinação: Certifique-se que a vacinação está em dia, pois as chuvas aumentam a incidência de casos de leptospirose – doença que infecta animais domésticos e selvagens (inclusive o homem) e está associada ao contato com água, solo ou alimentos contaminados pela urina de animais portadores.

Remédio contra pulgas: Agora no calor as pulgas começam a se proliferar rapidamente. Produtos para sua prevenção devem ser aplicados seguindo orientação do veterinário, bem como o uso de shampoo e sabonete Anti-pulgas.

Passeios: Passear com seu animal somente nas horas mais frescas do dia. O ideal é fazer esta atividade vital para o animal nos primeiros horários do dia, no fim da tarde ou à noite. Isto porque nos horários de sol forte o seu pet pode sofrer hipertermia, correndo até mesmo o risco de morte.

Tosa: Animais de raças peludas, como o Poodle ou Cocker Spaniel, devem fazer uma tosa parcial para amenizar os efeitos do calor.

Banhos: No caso dos banhos, nada de água quente. Use água morna ou fria.

Alimentação: Na hora da alimentação, nada de porções grandes de ração, uma vez que o calor costuma tirar o apetite dos animais. Opte por colocar as refeições em menor quantidade duas vezes por dia e de preferência pela manhã e à noite. Isso também vai evitar sobras que acabam atraindo parasitas.

Hidratação: Dê bastante água fresca para o seu pet, pois isso ajuda a evitar o calor. Deixe varias vasilhas em diferentes pontos da casa.

Automóvel: Nos passeios de carro, não descuide da ventilação. Durante o passeio deixe o ar condicionado ligado e NUNCA deixe seu animal dentro do carro em dias de calor.

Viagem: para quem vai viajar no final do ano é hora de começar a pesquisa e fazer a reserva da hospedagem. Existem vários hóteis pet friendly, onde você pode levar seu pet. Saiba mais aqui.

São cuidados simples e que deixarão você e seu amigo tranquilos para aproveitar a primavera!

Fonte: Sanol Dog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado


*